domingo, 10 de novembro de 2013

Artérias
Existem três tipos básicos de vasos sanguíneos em nosso corpo: artérias, veias e capilares. As artérias são um conjunto de vasosde paredes relativamente espessa e muscular, para poder suportar a pressão do sangue ao sair do coração.Ela transporta sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. Do coração saem as artérias do tronco pulmonar, que levam o sangue venoso para os pulmões e a artéria aorta quetransporta sangue oxigenado (rico em gás oxigênio) para todo o organismo.

Há vários tipos de artérias em nosso corpo, são elas:
Artérias pulmonares: carregam o sangue pobre em oxigênio do coração para os pulmões para que o dióxido de carbono seja substituído pelo oxigênio; são as únicas artérias que carregam sangue venoso.
Artérias sistêmicas: levam o sangue para as arteríolas e de lá para os capilares, onde são trocados os nutrientes e gases;
Arteríolas: ramificações das artérias,têm como função regular a pressão sanguínea e direcionar o sangue aos capilares;
Artéria aorta: é a artéria raiz do sistema arterial porque recebe o sangue diretamente do ventrículo esquerdo do coração enviando esse sangue para todo o corpo. Ela é a artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano. E é responsável pelo transporte do sangue a partir do ventrículo esquerdodo coração para o resto do corpo. Ela se divide em artérias  menores, que distribuemo sangue oxigenado e os nutrientes às células. O sangue venoso depois retorna para o coração pelas veias cavas trazendo o dióxido de carbono (CO2).

Veias
As veias são vasos de paredes relativamente finas, que transportam sangue dos diversos tecidos do corpo para o coração. A maioria das veias transporta sangue não oxigenado, mas as veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões para o coração. As veias cavas superiores e inferior são as mais calibrosas do corpo humano.
Esta capacidade de se contrair e expandir permite que as veias armazenem pequenas ou grandes quantidades de sangue e disponibilizem-no quando necessário. Isso porque as veias funcionam como um reservatório, já que mais de 60% do sangue em nosso corpo é venoso. Por este motivo, quando há perda de sangue e, consequentemente, queda de pressão arterial, ocorre uma vaso-constrição das veias para compensar a perda de sangue.
Assim, de acordo com as veias e as artérias, temos dois tipos de circulação:
 Pequena circulação- Também chamada circulação pulmonar, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo. Nessa circulação, o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

Grande circulação- Também chamada de circulação sistêmica, compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito; nessa circulação, o sangue oxigenado fornece gás oxigênio os diversos tecidos do corpo, além de trazer ao coração o sangue não oxigenado dos tecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário